Idiomas

Currículo dos Padrões Web

Qualquer desenvolvedor web que se preze deve conhecer o famoso navegador Opera — o melhor navegador que ninguém usa (eu uso!). O que talvez muitos ainda não conheçam é toda a contribuição que a Opera Software (a empresa que está por trás do Opera) dá para a W3C e toda a comunidade de desenvolvedores ao redor do mundo para a popularização de padrões abertos para desenvolvimento de sites na web — ou padrões web, para os íntimos. Uma dessas contribuições está visível no portal que eles criaram em novembro de 2006 chamado Dev Opera, um site aberto e colaborativo onde alguns feras da Opera e convidados — e você também, se quiser — publicam artigos que tratam sobre os mais variados temas relacionados a desenvolvimento web, todos gratuitos e licenciados sob a Creative Commons.

Os caras da Opera também são otimistas e acreditam que no futuro você poderá acessar e interagir com web sites através de uma grande variedade de dispositivos disponíveis, entre computadores, celulares, televisões, e (por que não?) até dispositivos cujas funções a gente não conhece por ainda terem sido inventados. E, para que isso seja possível, os padrões web deverão estar presentes em todos os sites que queiram abocanhar um pedaço dessa nova audiência.

E a última iniciativa da Opera para ajudar ainda mais a preparar desenvolvedores, designers e todos os que de alguma forma trabalham com construção de sites na web para este futuro, lançada em julho de 2008, é o Opera Web Standards Curriculum (ou Currículo dos Padrões Web). Trata-se de um curso, composto de mais de 50 artigos, que visa fornecer uma base para que qualquer pessoa possa desenvolver sites completos utilizando as melhores técnicas de desenvolvimento complacentes com os padrões web. O curso ensina desde a história e o funcionamento da internet, a guerra dos navegadores e os motivos da criação dos padrões web e sua organização. Passa por conceitos importantes para um bom web designer como arquitetura da informação, teoria das cores e tipografia. E finalmente chega a artigos teóricos e práticos sobre HTML, CSS e JavaScript. Tudo exposto de forma bastante extensa e detalhada, clara e organizada. Disponível no Dev Opera gratuitamente para consulta e distribuição, pela licença CC.

Impressionado com a completude do curso, eu, num momento de insanidade extrema, decidi que vou traduzí-lo totalmente para o português e disponibilizá-lo aqui, no site, para quem quiser acessar gratuitamente. Sim, isso vai dar um trabalhão! E, por isso, vai demorar um pouco para tudo ficar pronto. Eu espero que possa manter uma frequência de pelo menos um artigo por semana. E, quem sabe, futuramente mais pessoas resolvam me ajudar ou patrocinar o curso? Enquanto isso, leia o primeiro artigo do curso, que explica detalhadamente a finalidade de curso e dá uma visão geral do que vai vir por aí e o índice, que se encontra logo abaixo.

Espero que gostem.

Atenciosamente,

Marcus Danillo Nunes

Comentários

Enviado por Felipe em

Parabéns Marcus. Excelente trabalho!

Enviado por eddy em

Muchas felicitaciones por su trabajo, que bien que hagan disponible en diferentes idiomas el CSW de Opera, lástima que en español no hay nada, pero igual me ayudo el artículo en portugués. Felicitaciones y que sigas con tu esfuerzo de traducir los artículos al portugués brasileño y que te vaya bien.

Muito Obrigado, em ingles dava uma preguiça depois de um tempo ...
Vlew msmu...

Cara, maravilhoso saber que alguém está traduzindo. Não me lembro como foi que fiquei sabendo do curso, mas me empolguei no ato (para ter uma idéia, na barra do chrome joguei todos os favoritos numa pasta separada, e minei todo o espaço de links pro WSC rsrs). Fui começar o curso agora e logo de cara, falou das traduções, eles faram que tem 4 artigos já traduzidos por você! tenho que dizer parabéns! pelo trabalho e iniciativa, que é muito honrosa em todos os sentidos.

Para um futuro internético mais abrangente!

Enviado por Alexandre em

Parou a tradução?

Comentar