Login-box

Login-box é um plugin para WordPress que insere em todas as suas páginas um formulário de login que agiliza o processo de autenticação. Como a Login-box é oculta, ela não atrapalha nem chama atenção de seus leitores para essa parte do blog que não lhes interessa, mas, para você (e os demais editores do seu blog), torna-se bastante prática por poder ser aberta com uma simples combinação de teclas.

A Login-box apresenta um visual idêntico à página de login padrão do WordPress, mas que pode ser facilmente modificado através do uso de temas, para que combine melhor com a estética do seu site.

Interface da Login-box, como a página de login do WordPress

Instalação

  1. Após extrair o arquivo do download, mova a pasta login-box para o diretório de plug-ins do WordPress (que normalmente está localizado em <diretório_do_wordpress>/wp-content/plugins/).
  2. No painel de administração do WordPress, acesse a área “Plug-ins” (”Extensões”, em português) e ative o plug-in Login-box.

Opções

O Login-box 2.0 possui um prático e auto-explicativo painel de opções onde você pode alterar suas configurações, ele está acessível dentro da página "Design", no painel do WordPress.

Opções Avançadas

Se preferir, você pode editar as opções diretamente em um arquivo PHP, o que elimina as consultas ao banco de dados e melhora sensivelmente o desempenho caso seu blog tenha uma grande quantidade de acesso. Abra o arquivo login-box-config-sample.php, edite as seguintes linhas e, ao terminar, salve-o com o nome login-box-config.php.

  1. @define("LB_THEME", "wpclassic");

Aqui, coloque o nome do tema que você quer usar. Você pode baixar mais temas na internet ou criar o seu próprio, com base no tema "wpclassic" que vem incluído por padrão.

  1. @define("LB_KEY", "e");

Aqui, escolha a tecla que você deverá apertar junto com Ctrl ou Alt para abrir a Login-box. Pode ser qualquer caractere alfanumérico, indiferente de ser maiúscula ou minúscula, mas lembre-se que algumas teclas executam funções especiais no seu navegador (e no dos seus leitores) e, se você escolhê-la, ela será desativada pelo Login-box. (Ex: Ctrl + A seleciona toda a página), por isso eu recomendo que você deixe o valor padrão "e".

  1. @define("LB_CTRL", true);

Mesmo assim, se você quiser definir uma tecla "especial" para abrir o Login-box, você pode definir false aqui e desativar o uso do Ctrl pelo Login-box. Assim, se você colocar "a" em LB_KEY, você poderá abrir o Login-box com Alt + A e usar o Ctrl + A para selecionar os textos normalmente.

  1. @define("LB_BACKTOPAGE", true);

Aqui, escolha para onde você será redirecionado quando fizer o login. Se true, você voltará para a página atual; Se false, você será redirecionado para o painel do WordPress.

  1. @define("LB_FADE", true);

Aqui, defina true se você quiser que o Login-box abra com um efeito de esmaecimento; Defina false se não quiser.

  1. @define("LB_AUTO", true);

Aqui, deixe em true e o Login-box será inserido automaticamente em seu blog (ver passos 3 e 4 da seção "instalação"); Se você prefere escolher onde o Login-box aparecerá em seu blog, defina aqui como false e coloque, em seu tema, o código <?php loginbox(); ?> onde quiser que ele apareça.

Desinstalação

  1. Desative o plug-in no WordPress (opcional).
  2. Remova a pasta login-box (opcional).

Changelog

  • 2.0.2
    • Corrigido um bug exibia uma mensagem de erro no painel quando usado o arquivo login-box-config.php (reportado pelo Marcio Eugenio).
  • 2.0.1
    • Corrigido um bug que não configurava o Login-box corretamente na primeira instalação.
  • 2.0
    • Adicionado um menu de opções ao painel do WordPress (sugestão do Érico Oliveira).
    • Adicionado o tema “wp25”, que agora é o padrão do Login-box.
    • Adicionada uma opção de fadein/fadeout.
    • Adicionado um botão “fechar” (sugestão do Rodrigo Ghedin).
    • Adicionar um widget do WordPress com o Login-box.
  • 1.0
    • Bem, nós temos apenas uma versão 1.0 por enquanto...